Streaming, transmissão em tempo real

03-12-2010 14:37

O Streaming, conhecido também como fluxo, fluxo de média ou fluxo de mídia, é uma forma de distribuir informação multimídia numa rede através de pacotes. Essa tecnologia esta começando a ser muito utilizada em todo o planeta, pois transmite em tempo real, alguns eventos, como por exemplo, jogos de futebol, corridas, palestras e muito mais.

Nessa tecnologia a distribuição de dados pode ser feita em diferentes formas, que seguem a estrutura. Algumas delas são o Player, onde o software permite que os usuários reproduzam os arquivos multimídia, e com os Servidores, onde o distribuidor e seu software distribuem os conteúdos para os usuários, utilizando um protocolo definido.

Os protocolos Internet empregados na distribuição de arquivos de streaming são o UDP e o RTSP. A distribuição entre um servidor de straming e um player é feita, com maior qualidade, por esses protocolos. Tem-se essa maior qualidade devido ao fato  do protocolo UDP continuar enviando os dados, mesmo que ocorra perda dos mesmos, que é o que permite uma experiencia em tempo real. Com o uso dos  protocolos TCP e HTTP os pacotes de dados, ao encontrarem uma falha, continuam sendo enviados, até que os mesmo sejam entregues com sucesso.

O streaming de video esta sendo muito utilizado na internet. Através dele as pessoas tem a oportunidade de acompanhar muitos eventos. A Copa do Mundo da Africa do Sul, que acontecerá esse ano, será transmitida através dessa tecnologia, e pode ser citada como um ótimo exemplo, já que muitas pessoas poderão acompanhar e torcer pelo jogos, de uma maneira nova, diferente e que tem tudo para conquistar a todos nós.

O streaming é uma nova e ótima tecnologia. Ele será muito aperfeiçoado e muito bem utilizado em pouco tempo. Nos tempos de hoje, nos já conseguimos fazer uma ótima utilização dessa novidade, e podemos acompanhar muitas coisas interessantes. Essa forma de transmissão via internet é ótima, pois proporciona uma grande facilidade, rapidez e conforto, que em muitas das vezes, é o que mais importa para todos nós.

Artigos Relacionados: